respeito.gifO Trabalho deve ser feito de maneira preventiva nas empresas. Em primeiro lugar a empresa deve ter um código de ética interno, que condiz com o pensamento e os objetivos da empresa. Não resolve a situação, a empresa somente pregar ser e não ser ética e ainda exigir do colaborador esta conduta. Isso só vai levar o colaborador a “boicotar” a empresa e ficar desmotivado com a conduta.

Junto com o código de ética deve ser feita uma política de conscientização dentro da empresa. Neste código a empresa deve deixar clara as regras internas e “punição” para quem desrespeitar as mesmas principalmente ao que se diz sobre o RESPEITO com o colega de trabalho. Deve ser uma cultura, a ser iniciada com os superiores uma vez que a maior parte do assédio ocorre por iniciativa deles.

Um canal aberto de comunicação entre RH e Colaborador pode ajudar a identificar o problema logo de início e tratá-lo de forma eficaz. O trabalho deve ser iniciado nas empresas que ainda não tem essa conduta o quanto antes. Temos que valorizar e cuidar do nosso “Capital Humano”, cliente interno insatisfeito e desmotivado é prejuízo para empresa.

Mais não basta somente o canal de comunicação com o RH, deve haver comunicação entre colaborador, colegas e entre superiores, para que de alguma forma a relação seja saudável.

  • Ações que visam o bem estar da equipe:
  • Linha direta de comunicação – de forma geral dentro da empresa;
  • Reunião Semanal- para discutição do andamento das atividades;
  • Café da manhã (lanche, almoço..) – De forma a propiciar a interação da equipe;
  • Comemoração de aniversários dos colaboradores- para que ele se sinta importante e parte desta “família”.

Para construção de ambiente corporativo produtivo e lucrativo o investimento incial deverá ser no seu consumidor interno!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: